sábado, 7 de maio de 2016

Duas formas de trânsito entre  os sistemas: o econômico e o tópico


Freud, no artigo O recalque (sobre o qual nos debruçamos neste ano de nossa pesquisa) até o momento (pág. 172 da Standard Edition, 1974) nos coloca duas formas de passagem que pode existir para que o representante supere o recalque e chegue ao Consciente. Estas duas formas já foram, de certa maneira, discutidas em outras postagens, mas julgamos ser de grande importância salientarmos este fato novamente, pois são elas de fundamental importância para a metapsicologia freudiana.
Aos que se interessarem, vale a pena conferir a postagem anterior no link abaixo:


Neste sentido, a representação, para ter acesso ao Cs., deve se modificar, ficando longe (enquanto significação) de sua forma original – o recalque original. Esta representação se liga à outras representações a fim de que se transforme, ficando muito diferente daquela do recalque original. Dissemos na postagem anterior que esta proximidade de significação tornaria impossível o acesso de tal representação ao Consciente pois de causar muito desprazer. Finalmente muito modificada a representação consegue ter acesso ao Consciente, onde lá, por sua vez seria suportável. Esta forma de acesso ao Consciente faz parte das explicações tópicas de Freud.
Uma outra forma de passagem ao Consciente é a forma econômica. Vejamos:

Ocorre aqui um delicado equilíbrio, cujo jogo não nos é revelado; no entanto, sua modalidade de atuação nos permite inferir que se trata de pôr um paradeiro à catexia [investimento] do inconsciente quando esta alcança certa intensidade - intensidade além da qual o inconsciente venceria as resistências, chegando à satisfação. (Freud, 1915, p. 173)

Freud nos coloca que uma das formas que o representante tem de acessar o Consciente é alcançando um alto investimento e assim superar as resistências. A dinâmica do recalcamento permite que a representação transite de um sistema para outro, buscando ter acesso ao Consciente. Porém, ela tem que ser modificada para não causar desprazer, ou então, obtendo grande energia, ultrapassa a barreira do recalque, mas pode causar grande desprazer.

Neste momento é interessante observar que, desta forma, se um representante teve que se alterar tanto assim para passar pela barreira do recalque, essa representação que seria experimentado pelo Cs. como desprazerosa, a partir desta alteração do representante pode ser experimentada como prazerosa no Cs.. Assim, o que causa prazer em um sistema pode causar desprazer em outro, dependendo de quanto este representante se altere ou de quanta energia ele possui para ultrapassar a barreira do recalque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário