domingo, 26 de abril de 2015

Boas vindas!


Estamos iniciando os trabalhos do grupo de pesquisa "Os conceitos fundamentais da psicanálise: um estudo detalhado dos conceitos freudianos" da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Divinópolis. 

Publicaremos regularmente o percurso dos estudos realizados no interior do grupo, para que além de contribuir para uma compreensão mais apurada dos conceitos freudianos aos leitores, possamos proporcionar que estes acompanhem as nossas investigações do Brasil e do mundo. 

Visto a imensidão da obra de Freud elegeu-se o Inconsciente como conceito para investigarmos durante este ano. Para esta feita buscaremos  a compreensão dos conceitos fundamentais da psicanálise através da leitura atenta e dirigida dos textos freudianos, em diversas versões, inclusive o texto original alemão, para que neste sentido, não nos afastemos de suas ideias originais.

Sejam todos bem vindos e boas leituras!


domingo, 12 de abril de 2015

Quer que eu desenhe?

Olá todos,
infelizmente não há mais a possibilidade de inscrição para o curso de introdução à topologia lacaniana Quer que eu desenhe? como algumas pessoas tem me solicitado. Quem sabe em uma outra edição do mesmo?
De toda forma, o curso já se aproxima de seu quarto encontro, já na segunda unidade do programa, ou seja, a partir do próximo encontro nos debruçaremos apenas nos textos lacanianos, haja vista que os conceitos básicos da topologia já foram apresentados.
abraços a todos,


Curso de Psicopatologia Clínica

Olá todos,
aproveito o espaço para divulgar o curso de Psicopatologia Clínica que ocorrerá em Divinópolis.
abraços a todos,

Os conceitos Fundamentais da psicanálise - início

Olá todos,
Depois de várias etapas de planejamento seleção e tantas outras, iniciaremos finalmente os estudos dos conceitos fundamentais da psicanálise como um grupo de pesquisa da UEMG, unidade de Divinópolis. Como foi divulgado anteriormente, neste ano escolhemos o conceito de inconsciente para estudo, o que quer dizer que este será nosso eixo. É claro que vários outros conceitos irão surgir por estarem intimamente ligados ao conceito de inconsciente, mas o foco dos estudos será o inconsciente.
Os alunos que participam efetivamente do grupo de pesquisa já estão selecionados, mas qualquer pessoa pode participar do grupo, seja estudante da UEMG, de outra IES, ou mesmo algum interessado da comunidade e/ou profissional de áreas afins.
Assim sendo, iniciamos nossos estudos nesta próxima sexta-feira às 17:30hs no Campus da UEMG Divinópolis, em sala ainda a ser divulgada, com a leitura do texto O inconsciente de Freud, de 1915, que se encontra no volume XIV da Edição Standard das Obras de Freud (Imago). Outras versões também serão bem vindas, como a tradução de Luiz Hanns que está no volume 2 dos Escritos sobre a psicologia do inconsciente.
Aguardo todos lá.

Abraços,