terça-feira, 30 de junho de 2015

A banda de Möbius

Olá todos,
Ficou faltando em nossas postagens recentes a Banda de Möbius. Esta figura tem seu nome em homenagem a August Ferdinand Möbius que a estudou em 1858, buscando uma premiação da Academia de Paris. Entretanto a história nos mostra que Johann Benedict Listing já havia feitos estudos sobre essa mesma figura alguns meses antes. Como os dois foram alunos do matemático Carl Friedrich Gauss, supõe-se que a origem das ideias sobre esta interessante figura já estivesse no pensamento de Gauss.
No uso lacaniano dessa figura podemos observar que localmente, a estrutura da Banda de Möbius apresenta dois lados, ainda que saibamos que isso é um engodo. Poderíamos pensar isso como as duas faces do signo linguístico: significante e significado, mas o que vemos é que na volta do dito, na volta temporal sobre a Banda de Möbius, ao perfazer todo seu percurso, o ato do analista se faz como corte, e descola significante e significado, fazendo aparecer a cadeia significante que encerra um vazio entre os dois arcos que restaram do corte na banda.
Há uma mudança na estrutura da superfície e o corte revela o desejo do sujeito, ainda que como fading. Abertura e fechamento do inconsciente, encontro faltoso, afânise. O sujeito se mostra quando desaparece.

Abraços a todos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário