quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Retorno aos conceitos fundamentais

Este grupo de pesquisa utilizará como método a leitura comentada dos textos freudianos, buscando várias traduções e também o original freudiano, em alemão. A intenção não é uma retradução da obra freudiana, mas o estudo sistemático dos conceitos fundamentais da psicanálise.
A proposta é de um grupo de pesquisa que não se encerre em um ano, mas que se renove constantemente, a cada ano, escolhendo novos conceitos e novos alunos. A cada ano será eleito um conceito para investigação exaustiva dentro da obra de Freud e, de início, o primeiro dos conceitos será o de Inconsciente. Os trabalhos resultantes deverão ser endereçados ao grande público, através de publicações em periódicos ou apresentação em congressos de áreas afins. Toda a produção seria arquivada para que outros alunos, de todo o Brasil possam acessar os caminhos da pesquisa. Toda a produção será postada aqui neste blog para o acompanhamento do percurso da produção.

O grupo de pesquisa não ultrapassará o número de quatro alunos mais o orientador, sendo que os alunos seriam novamente selecionados a cada ano, sempre tendo como pré-requisito, estar cursando ou ter cursado as disciplinas de Abordagem Psicanalítica I e II do curso de Psicologia da UEMG, Campus de Divinópolis, ou seja, devem ser alunos que estejam matriculados entre o sexto e o décimo período (por questões de periodização, e de adequação ao projeto, os alunos devem estar cursando períodos impares – sétimo ou nono – para que a pesquisa se encerre no oitavo ou no décimo períodos). Os encontros de leitura podem ocorrer de forma presencial, em horário e local previamente agendado dependendo da disponibilidade dos membros do grupo, e também virtual, através de ferramentas disponíveis na internet. Também é possível a participação de outros alunos interessados, enquanto ouvintes, às reuniões do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário