quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A realidade com régua e compasso

Nossa visão do mundo através dos tempos sempre esteve enviesada por dicotomias: ideias e coisas, sensação e razão, dentro e fora, sujeito e objeto, res extensa e res cogitans, o psíquico e o material e tantas outras.
Em alguns momentos tais dicotomias foram suspensas, ou alguém tentou de alguma forma encontrar um meio termo entre elas, ou talvez uma relação, um intermediário enfim. Com Platão a intermediário entre o mundo das Coisas e o mundo das Ideias pode ser o número (pelo menos segundo Rey Pastor e Babini em sua História da matemática); Kant diz que o fenômeno não se encontra no objeto em si mesmo, nem no sujeito, mas na relação entre o objeto e o sujeito.
Na psicanálise não é muito diferente. Freud sempre colocou essa dicotomia em seus textos: realidade psíquica e realidade material (em alguns momentos objetiva, em outros momentos realidade do mundo externo). A dicotomia dentro fora aparece forte na distinção entre neurose e psicose em textos do início da segunda tópica como Neurose e psicose e A perda da realidade na neurose e psicose, nos quais Freud fala que a neurose é resultado de conflito entre o Eu e o Isso em favor do mundo externo; já a psicose seria um conflito análogo entre o Eu e o mundo externo a serviço do Isso.
Entretanto bem ao fim de sua vida, em um pequeno rascunho de difícil leitura, Freud diz que “o espaço pode ser a projeção da extensão do aparelho psíquico. Nenhuma outra derivação é provável. Em vez dos determinantes a priori, de Kant, de nosso aparelho psíquico. A psique é estendida; nada sabe a respeito”.
Partindo então da questão freudiana de que mais importante que a perda da realidade é o estudo de sua construção, propusemos uma pesquisa sobre a construção da realidade tendo como grande campo epistemológico a Psicanálise. O método será a topologia lacaniana, pois acreditamos que as figuras topológicas que Lacan estuda podem ser de grande utilidade para o entendimento da realidade.
Essa pesquisa é realizada dentro da linha de pesquisa de Estudo psicanalíticos do Doutorado em Psicologia da UFMG, sob a orientação da conhecida e respeitada Andréa Máris Campos Guerra. Também tenho outros parceiros nessa busca, entre os quais posso citar o grupo de estudos de topologia do Aleph Escola de Psicanálise, em especial Maria Augusta Friche, e ao professor Pablo Amster da Universidade de Buenos aires. A estas pessoas só tenho que agradecer pela ajuda sincera.
Por enquanto é isso. Ao longo da escrita da tese irei apresentando os principais pontos discutidos.

Abraços a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário